sexta-feira, 11 de março de 2011

Mary e Max

Gente, eu vou indicar um filme no qual eu estou apaixonada... "Mary e Max  - Uma amizade diferente", do diretor Adam Elliot, em seu primeiro longa de animação, que ganhou uma estatueta do Oscar e estreou em 16 de abril de 2010.





O filme trata da amizade entre Mary Dinkle, uma garotinha australiana, gordinha, de 8 anos e Max Horowitz, um judeu novaiorquino obeso (que é um fofo!). A amizade das personagens é construída através de cartas e lembrançinhas, como fotos, pompons e muito chocolate. Ambos não veem o sentido do mundo, acham tudo muito intrigante e confuso, tem traumas na família, pois a mãe de Mary é alcóolatra e fumante e o pai de Max morreu quando ele tinha seis anos, levando ao suicídio da sua mãe um tempo depois.



Ambos são muito sensíveis e sensitivos, percebem coisas a sua volta que poucas pessoas veriam, são tidos como esquisitos e meio loucos, porém suas excentricidades os tornam especiais e únicos. Em determinados momentos parece que a garotinha é mais madura que o adulto, pois este não consegue encarar determinadas coisas por elas lembrarem-no de acontecimentos do passado, como o amor, a implicância das outras pessoas, etc, então ele tem surtos psicóticos e violentos.





O filme tem ambientação dual, às vezes em Nova York às vezes na Austrália, e ao longo da narração dos conteúdos das cartas a rotina das personagens vai sendo mostrada, ressaltando suas preocupações, seus problemas, suas frustrações, suas impressões, criando uma cumplicidade entre os amigos que envolve quem está assistindo... Quem não ia querer alguém que gostasse de você sem nunca ter te visto pessoalmente? Que te entendesse muito mais do que aqueles que estão perto de você? Que compartilhasse das mesmas dúvidas e das mesmas ideias?



É uma animação totalmente apaixonante e acredito que não haveria outra forma de exibi-la, pois mesmo quem não gosta muito de animações deveria assistir, é uma experiência única que leva você a repensar o sentido da sua vida, leva você a entender porque não devemos julgar os outros, independentemente de seus hábitos, de suas neuroses, de suas síndromes (Max, por exemplo, tem síndrome de asperger - segundo ele uma doença nunca vista em outras pessoas!)



Mary tem sérios problemas de auto-estima, não recebe muita atenção dos pais e sofre com os colegas da escola que não gostam dela, se apaixona por um vizinho, se casa com ele, faz cirurgia plástica e se torna uma grande estudiosa das doenças mentais. Escreve um livro sobre o caso de Max sem que ele a autorize, o que leva a um "quase-fim" da amizade entre eles, por ficar muito triste acaba deixando de dar atenção ao marido e ele acaba largando-a e indo morar com um homem (vira gay mesmo!).


Max tem milhares de problemas psicológicos, diz que não gosta de luzes brilhantes, cheiros fortes nem barulhos muito altos, todo o que tem em Nova York, tem uma lista das três coisas que mais quer na vida: chocolate vitalício, toda a coleção de noblets (uns bibelôs) e um amigo, já foi acusado de matar um mímico, já ganhou na loteria, tinha um amigo imaginário desde pequeno, teve  milhares de peixes, que sempre morriam ou fugiam, morava com uma velhinha cega (para quem doa grande parte do dinheiro que ganha na loteria), vai, não muito regularmente, ao Chocólatras Anônimos (ou algo assim), já teve 7 empregos diferentes e nunca usou uma camisinha.



Pelo tamanho que já está o meu post, acho que vocês podem imaginar o quanto eu gostei do filme e o quanto eu ainda teria para falar dele, mas assim perde a graça de assitir.


Ficha técnica:

Nome original: Mary and Max
Duração: 80 minutos
Direção: Adam Elliot
Gênero: Animação/Aventura
Ano: 2009
País: Austrália

Aqui segue o link de um trailler, só para vocês terem um gostinho...

Bjokasssss, espero que vocês gostem! ASSISTAM!!!!! :)


2 comentários:

  1. Olá Thamires, estou te seguindo no twitter e a-do-ro Mary e Max . Por sinal pus um tweet recomendando o filme. Fiquei boquiaberta ao assistir. Uma história de amor e perdão e de pessoas de "verdade". Gostei de saber de alguém que também gostou. Meu twitter é leve_tando, meu blog é www.tempodavinda.blogspot.com não sei se há algo que você goste lá mas se visitar será muito bem-vinda.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário...

    Eu tmabém fiquei encantada quando assisti esse filme, vale a pena mesmo!

    pode daixar que depois eu te sigo no twitter e vou dar uma olhadinha sim no seu blog!

    Até mais :)

    ResponderExcluir

É um prazer saber a sua opinião...
Deixe o seu comentário e bata as suas asinhas por aí!
O blog Coração Alado agradece!!