quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Desentendimentos

Muitas vezes sabemos com exatidão o momento em que uma briga começa... uma palavra rude, um gesto obsceno, um olhar furtivo, até mesmo um esbarrão... mas enquanto os envolvidos não se perdoam essa briga pode durar uma eternidade, ao ponto de depois de muito tempo eles nem se lembrarem o porquê da briga, mantendo-se apenas aquele sentimento de coisa mal resolvida. Esse sentimento nos impede de ligar para a pessoa mesmo quando sentimos a sua falta, nos impede de cumprimentá-la quando a encontramos na rua, nos impede de olhar nos seus olhos quando ela nos pede... é esse sentimento que nos faz desligar o celular quando vemos que essa pessoa nos liga.

Mas será que em todas as ocasiões um simples "me desculpe!" é suficiente?? Será que isso basta para eliminar de uma vez por todas todo aquele sentimento guardado as vezes por uma eternidade?? Acho que a diferença é que quando nos importamos de verdade com a pessoa com a qual brigamos, nos sentimos muito mais feridos, muito mais machucados e injustiçados, do que quando brigamos com um desconhecido ou com alguém que não gostamos... Ao misturarmos o amor que sentimos por essa outra pessoa com a raiva ou até mesmo com o ódio que ela nos desperta a situação fica mesmo insustentável e acabamos fazendo uma besteira...

Ou perdemos a relação com essa pessoa de uma vez por todas ou a perdoamos com palavras só para manter a relação, mas todas as vezes que a olharmos lembraremos de tudo que ela nos fez e algum dia o rancor será tão grande que acabaremos nos afastando por completo...

A ideia de perdoar verdadeiramente torna-se um tanto quanto insustentável nessas ocasiões, pelo menos pra mim tem sido assim... Como posso eu amar tanto e depois simplesmente esquecer que a pessoa existe? Com a mesma facilidade que eu amo alguém eu posso odiar essa pessoa... e eu me sinto horrível por isso... a minha vida tem sido um aprendizado de como perdoar e a única maneira que eu tenho encontrado é esquecer!

Minha mãe sempre me ensinou que não importa a ocasião devemos sempre manter o mínimo de educação... mas isso de certa forma não é falsidade pura e simples? Você está morrendo de raiva por dentro e não pode dizer nada em tom muito exaltado para que seja mantido o mínimo de sua educação? Que tipo de efeito psíquico e físico isso produz ao longo dos anos? Amargura!!! 

Depois de um certo tempo aguentando muitas coisas calada, enfim resolvi que quero tirar da minha vida uma pessoa com a qual compartilhei bons e maus momentos, uma pessoa que eu ajudei quando precisou de mim, que eu aconselhei mesmo quando não me pediu e as vezes nem gostou, uma pessoa que eu costumava chamar de uma das minhas melhores amigas... Eu sei que não sou perfeita e eu nem gostaria de sê-lo, mas é justamente pela minha humanidade, dignidade e pelos meus vários defeitos que eu não me submeterei mais a boa e velha educação simplesmente para manter as aparências de algo que não mais existe... não mais existe pelo menos por enquanto...

Eu chorei por uma hora seguida enquanto desfazia as malas, e mesmo não estando aonde queria estar fiquei imaginando como seria se nada disso tivesse acontecido... podem me chamar de dramática, de louca, de exagerada, podem dizer que a culpa não foi de ninguém e que foi de todo mundo, só eu sei o que senti naquele momento e agora eu me sinto mais forte! 

Feliz Ano novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer saber a sua opinião...
Deixe o seu comentário e bata as suas asinhas por aí!
O blog Coração Alado agradece!!