quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Salvem os ativistas...

Um grupo de ativistas brasileiros foram presos durante um jantar da Rainha da Dinamarca, durante uma Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas - COP 15 e, apesar de terem sido libertados, ainda respondem por terem adentrado o jantar sem autorização e podem voltar para a cadeia (onde já ficaram por 20 dias!).

Os ativistas tentavam chamar a atenção para os cartazes que seguravam, com dizeres "Politicians talk, leaders act!", que significa "Políticos falam, líderes agem!".



Para quem não está por dentro, essa conferência ocorreu na Dinamarca em 2009 e foi classificada pelos ativistas ambientais como uma grande traição, pois tudo que se esperava da conferência desmoronou com a omissão dos países envolvidos.


Esperava-se que os países se comprometessem a reduzir emissão de gases que contribuem para a aceleração do efeito estufa e do aquecimento global, segundo informações do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, sendo necessária uma redução da ordem de 25% a 40% até 2020 e de 80% a 95% até 2050 para os países industrializados e que os não industrializados tomassem medidas visando manter seus índices mais baixos, para que a temperatura do planeta pudesse abaixar em 2 ºC. 

Porém, o acordo assinado nem foi unânime e os países industrializados como os EUA alegaram que eles não deveriam se comprometer sem ter a certeza que os outros países se comprometeriam também, levando a mesma omissão que este país sempre demonstrou! A questão não é se os não-industrializados vão ou não firmar o acordo, mas se os maiores poluentes do mundo vão dar um tempo imediatamente para o nosso Planeta!

Outros manifestantes na COP 15...






Ocorreu em Dezembro em Cancún no México a COP 16, mas também não houve grandes mudanças...

Agora peço a vocês que assinem a petição do Greenpeace para tentar ajudar os ativistas:

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Participe/Ciberativista/Nao-condenem-nossos-ativistas/

Seja você também um ativista do Greenpeace, vale a pena!

kisses...




2 comentários:

  1. eu sabia o que tinha ocorrido com o "acordo" e toda a história dos EUA não terem concordado.
    Mas não fazia ideia do que tinha acontecido com os ativistas brasileiros. Bah fiquei bem chocada, ficar preso por 20 dias em um pais desconhecido e ainda estar respondendo por isso não é mole.

    ResponderExcluir
  2. Pois é vitória, se vc pudar divulgar esse link pra mais pessoas tomarem conhecimento da situação e assinar a petição, seria muito bom!

    obrigada pelo pitaco, volte sempre!

    ResponderExcluir

É um prazer saber a sua opinião...
Deixe o seu comentário e bata as suas asinhas por aí!
O blog Coração Alado agradece!!